lunes, 22 de septiembre de 2008

Emprendemento en Canoas Brasil

Experiências de Economia Solidaria no mundo

BMBC Produtos Caseiros. Guajuviras, em Canoas. Brasil

Relata:

Leidi Rosa Toniolo da Silva, integrante da BMBC Produtos Caseiros.

“É um sentimento ótimo trabalhar em conjunto”

“Moramos num conjunto habitacional de ocupação, no Guajuviras, em Canoas.

A maioria das mulheres da nossa comunidade trabalha em Porto Alegre. Como fica longe e temos nossos filhos, é complicado não ter onde deixá-los enquanto trabalhamos fora. Eu, por exemplo, tive dois filhos, um seguido do outro. Não podia pagar alguém para cuidalos, e eu precisava trabalhar.

Então, em 1998, conversando entre mulheres, tomamos a decisão de fazer um

trabalho em casa para conseguir dar conta de criar nossos filhos e cuidar da casa. Algo que envolves se meio turno do nosso dia. Co meçamos, então, a fazer bolachas. Mas tinha que ser algo diferente dos produtos que já existiam nos supermercados. Como só havia produtos industrializados, criamos bolachas caseiras. Iniciamos pelas bolachas cobertas de merengue, aí incrementamos com broas de polvilho e milho. Hoje, temos mais de 12 tipos de bolachas.

Servimos muitos coquetéis e também oferecemos biscoitos salgados nos sabores gergelim, linhaça, orégano e queijo. Essas são receitas próprias. Seis mulheres trabalham nas atividades de produção de bolachas, e o nome do nosso empreendimento é BMBC Produtos Caseiros.

O início das atividades aconteceu através do Projeto Multiplicar, de geração de renda, aqui do Guajuviras. Participamos do Fórum Metropolitano de Economia Solidária, do projeto Etiqueta Popular e de feiras em parceria com a Prefeitura

de Porto Alegre. Como não tínhamos uma sede própria para a produção das bolachas, fazíamos tudo de “fundo de quintal”. Lutamos juntas para conseguir verbas e hoje temos uma sede, tudo através da Economia Solidária. Em outubro, fomos contemplados com o projeto da Petrobrás, do CECAM, incubadora da Unilasalle. Nossa sede se chama Centro Integrado de Economia Solidária e Cidadania do Guajuviras, onde funcionam cinco grupos ligados à Economia Solidária. É um sentimento ótimo trabalhar em conjunto, criar novidades, oferecer nossos produtos. E nossa experiência está aí para provar que, quando se quer, é possível concretizar a Economia Solidária.”

Leidi Rosa Toniolo da Silva, integrante da BMBC Produtos Caseiros.

No hay comentarios: